Detalhes de Alta FrequĂȘncia no ZBrush
- Poncell
- 11 de abr. de 2022
- 3 min de leitura
Atualizado: 12 de abr. de 2022
E aĂ, tudo tranquilo?
No vĂdeo acima, eu mostro o processo que uso para fazer os detalhes de alta frequĂȘncia no ZBrush, que sĂŁo aqueles bem pequenininhos no modelo.
Esse modelo Ă© de um projeto pessoal,que irei criar uma ilustração 3D para o portfĂłlio. EntĂŁo resolvi compartilhar com vocĂȘs essa etapa que estou atualmente.
Primeiramente eu duplico a "Subtool" que irei aplicar os detalhes, para preservar o que foi feito até o momento e garantir que caso eu não goste do resultado, ainda tenho o modelo na etapa anterior.
Também serve para comparar as duas versÔes depois que terminar essa etapa atual. Assim då para ver bem o progresso.
Em seguida eu faço os testes para ver se o nĂvel de subdivisĂŁo estĂĄ adequado para o tamanho dos detalhes. Caso esteja dando para ver os polĂgonos apĂłs aplicar os detalhes, eu aumento o nĂvel de subdivisĂŁo.
Estando tudo certo, eu gravo o formato atual do modelo, em "Tool" > "Morph Target" > "StoreMT". Isso Ă© muito Ăștil, para poder usar o "Brush Morph", que permite apagar tudo o que foi feito depois de gravar a forma com "Store MT".
Isso garante um controle muito grande depois de aplicar os detalhes, podendo apagar ĂĄreas que receberam os detalhes acidentalmente, ou somente diminuir a intensidade em algumas partes.
Dessa forma fica muito mais tranquilo e rĂĄpido aplicar os detalhes sem medo de errar. Sempre vai dar para retocar e refinar depois.
Em seguida eu uso o meu "brush" personalizado para micro rugas que seguem o fluxo dos detalhes das etapas anteriores, para aplicar por todo o modelo. Ajustando o tamanho para ficar adequado em cada ĂĄrea.
Após a aplicação, eu uso o "Brush Morph", para dar o acabamento apagando detalhes em åreas que não precisa e também reduzindo a intensidade em algumas partes, para não ficar tudo igual, jå que tem åreas que são mais lisas.
Por fim, uso o "Brush SmoothPeaks" que suaviza as rugas na parte de cima, tirando aquele aspecto quadrado, mas preserva a parte de baixo, mantendo os vincos. Dando uma aparĂȘncia muito a mais orgĂąnica e natural para os detalhes.
Assim finalizo a primeira mão e seleciono um outro "brush" personalizado, que faz micro rugas mais geral e repito todo o processo para aplicar esses detalhes por cima dos anteriores que tem uma direção mais definida.
Para cada mão de detalhes, eu gravo o formato atual lå em "Tool" > "Morph Target" > "StoreMT". Só deletar a gravação atual no botão "DelMT" e gravar em "StoreMT". Daà jå começo aplicar os novos detalhes.
Terminado de fazer os novos detalhes, uso o "Brush Morph" novamente para dar o acabamento e uso o "Brush Smooth Peaks" para refinar e deixar mais natural.
Repito esse processo, para cada novo tipo de detalhes que for aplicar no modelo, como poros e vasos sanguĂneos.
Esse Ă© o mĂ©todo que uso para fazer os detalhes de alta frequĂȘncia no ZBrush.
Caso tenha interesse em aprender todo o fluxo de trabalho que uso para criar ilustraçÔes 3D realistas, começando desde uma esfera no ZBrush, até a imagem final no Blender, para jå mandar direto para o portfólio, eu ensino tudo isso no meu curso: "Workflow - ZBrush - Blender - Cycles".
O curso Ă© vitalĂcio, depois de adquirido o acesso Ă© para sempre. Tem garantia incondicional de 30 dias e suporte eterno, (enquanto eu estiver vivo rs) diretamente comigo.
Bom, entĂŁo Ă© isso aĂ, espero que seja Ăștil e atĂ© a prĂłxima...
Abração.
Diego Poncell